Meu amigo diferente é especial
Turma de Pedagogia, criado em maio de 2015
Inclusão escolar e estratégias de inclusão
Inclusão escolar





“A criança com deficiência física não pode estar em um mundo à parte...”
Costa apud MEC
O aluno com deficiência, exceto por auxílios específicos de que ele realmente precise, não deve ser tratado de forma distinta. A classe acaba integrando o colega cadeirante com naturalidade e o ajudando sempre que necessário - é importante deixar claro, aliás, que não há problema algum em ajudar um coleguinha em dificuldade, tenha ele alguma deficiência ou não. "O cultivo da cooperação traz ao grupo valores que precisam ser resgatados em nossa sociedade", finaliza a Profa. Dra. Roberta Galasso.
Estratégias de inclusão

“Por mais brilhante que a estratégia seja,
você deve sempre olhar para os resultados.”

Winston Churchill
Crianças especiais frequentemente têm menos oportunidade de interagir com seus pares, e frequentemente são menos aceitas por eles. Em consequência de suas oportunidades limitadas de conviver com pares competentes, muitas crianças especiais têm lacunas em habilidades sociais importantes, como a habilidade de fazer e de manter relações de amizade.
É importante a utilização de algumas estratégias bastante simples para ajudar na inclusão de crianças especiais a sociedade:
-Sempre verificar a acessibilidade do local, afinal para haver uma inclusão real todos devem ter a mesma possibilidade de ir e vir a todos os espaços que desejarem;
-Localização estratégica, se pensar no contexto da sala de aula é interessantissimo lembrar que aquele aluno especial não deve ficar nos cantos da sala, excluido e sim posicionado em um local onde ele possa interagir com os colegas com facilidade, preferencialmente no meio da sala, ou mais a frente, possibilitando que este possa interagir com os colegas, onde o educador por sua vez deve estimular aos colegas a cooperarem com este amigo diferente sempre que necessário;
-Informações sobre a situação do amigo especial também são muito uteis a medida que a informação pode quebrar muitos mitos que podem tentar se estabelecer;
-É importante prever problemas nas relações da criança, ou seja, evitar reunir crianças com traços agressivos no mesmo grupo, utilizar de treinamentos sociais e envolver pais e educadores neste processo.
Todo e qualquer metodo utilizado para promover a interação entre os individuos devem ser pensados sem esquecer que o produto final disto é a inclusão, se isso não estiver a frente repense toda a ideia.